Jundiaí, prepare-se! Para fechar o ano com chave de ouro, o Moviecom Arte apresenta uma programação contra o preconceito, intolerância e barreiras ideológicas. Recheado com cinco filmes dirigidos por “monstros” do cinema, a programação traz uma temática política e irresistível. Confira:
(França | 2017)
É verão em La Ciotat, uma cidade portuária à beira do Mediterrâneo, na França. Antoine (Matthieu Lucci) se inscreve em uma oficina de escrita literária com Olivia Dejazet (Marina Foïs), uma célebre escritora parisiense. Na oficina, os jovens participantes deverão escrever um romance policial. A atividade aflora em cada um as suas características, gerando conflitos e descobertas. Agressivo e provocador, Antoine apresenta um texto polêmico e passa a ser odiado pelo grupo e, ao mesmo tempo, é apoiado pela intrigada professora, que fica alarmada.
Dias: 02 e 03 de dezembro, às 11 horas – 05 de dezembro, às 14 horas
Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha
(França | 2017)
Em 1887, na cidade de Agra, na Índia, dois jovens locais, Abdul (Ali Fazal) e Mohammed (Adeel Akhtar), foram escolhidos para viajar até Londres de forma a presentear a rainha Victoria (Judi Dench) com uma valiosa moeda local. Ao chegarem, os dois estranham os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha. Ao entregar a moeda, Abdul encara a monarca, quebrando o protocolo. Sua ousadia chama a atenção da rainha Victoria que, por meio de várias conversas, passa a conhecê-lo e também o transforma em seu conselheiro. A decisão dela, porém, não agrada em nada a corte inglesa, que não consegue entender como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.
Dias: 09 e 10 de dezembro, às 11 horas – 12 de dezembro, às 14 horas
Histórias de Amor Que Não Pertencem a Este Mundo
(Itália | 2017)
Cláudia (Lucia Mascino) e Flavio (Thomas Trabacchi) foram um casal perdidamente apaixonado durante sete anos até o relacionamento chegar ao fim. Com o término, ela se sente como uma alma perdida aos 50 anos e acredita que a única saída para curar sua dor é conseguir reconquistar o coração de Flavio. No entanto, ele tem objetivos diferentes, como seguir em frente e mudar de vida.
Dias: 16 e 17 de dezembro, às 11 horas – 19 de dezembro, às 14 horas
(Alemanha | 2017)
Durante um ano, o diretor Ai Weiwei acompanhou as crises de refugiados em 23 países. O documentário retrata as causas que levaram milhões de pessoas a abandonarem seus países de origem por diversos motivos, como a fome, a guerra e a perseguição política. O filme segue histórias humanas que se estendem em países como França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia, refletindo sobre as dificuldades encontradas na busca por uma vida melhor.
Dias: 23 e 24 de dezembro, às 11 horas – dia 26 de dezembro, às 14 horas
(França | 2017)
Paris 1967. Jean-Luc Godard (Louis Garrel), o mais influente cineasta de sua geração, está filmando ‘La Chinoise’ com a mulher que ama, Anne Wiazemsky (Stacy Martin), 20 anos mais jovem. Eles são felizes, atraentes, apaixonados e se casam. Mas a recepção do filme desencadeia uma profunda reflexão em Gordard. Os eventos de maio de 68 vão amplificar esse processo, e a crise que abala o cineasta irá transformá-lo profundamente, de um cineasta superstar à um artista Maoista inteiramente fora do sistema e incompreendido.
Dias: 30 e 31 de dezembro, às 11 horas – 02 de janeiro, às 14 horas