página inicial > filmes > novidades

Tem muita criança especial vivendo o cinema com a gente: conheça o projeto MoviecomTodos

Sabemos que a inclusão social de pessoas com deficiência, mais do que uma causa urgente da nossa sociedade, é prevista na nossa Constituição. Nessa matéria especial que preparamos, você vai poder conhecer um pouco mais sobre a história inspiradora de Mariângela, que desde muito cedo enfrenta barreiras pelo bem e felicidade de sua filha com Síndrome de Down, levando-a até as salas de cinema. Agora, juntamente com a equipe da Moviecom, Mariângela luta para fazer a diferença através do projeto MoviecomTodos, em prol de um mundo mais justo e diversificado.

Mas o que é esse projeto e como funciona? A grande proposta do MoviecomTodos é de juntar crianças que possuem todo tipo de deficiência, aumentando a sua autoestima e até mesmo de sua família, promovendo uma maior inclusão entre todos que desejam vivenciar uma experiência única e incrível nas salas de cinema. São disponibilizadas sessões especiais com um pouco de iluminação, além do volume reduzido durante o filme, tudo isso para que as crianças possam se sentir mais à vontade.

Confira abaixo como foi a nossa entrevista com a Mariângela, grande parceira da Moviecom que teve a incrível oportunidade de participar do “6th International Congress of Educational Sciences and Development” em Portugal, onde pode apresentar e falar mais um pouco sobre o projeto MoviecomTodos e toda a sua iniciativa.

 

Moviecom: Como surgiu o projeto MoviecomTodos? Qual foi a ideia por trás do projeto?

Tenho uma filha com Síndrome de Down e, desde muito pequena, eu e meu marido a levamos ao cinema e teatro. Notamos que temos momento de maior dificuldade com ela e pensei: “quantos pais não vão ao cinema com suas crianças por medo de arriscar ou de alguém olhar torto?”. Foi assim que surgiu a primeira ideia do projeto.

Contatei a Silvia do Maxi Shopping, em Jundiaí, que agendou uma reunião com o Ballarin, gerente de marketing da Moviecom. Ambos muito receptivos e, assim, iniciamos o desenho do projeto. Digo sempre que a ideia foi minha, mas o projeto é da Moviecom, que prontamente abriu as portas e criou o nome Moviecomtodos. O nome não poderia ser melhor, porque esta sessão não é só para a criança com deficiência, é para todas as crianças. Não podemos esquecer que temos crianças típicas com medo de escuro, por exemplo. Além disso, é uma ótima oportunidade de vivermos alegremente com a diversidade!

 

Pra você, qual a importância desse projeto e qual é o impacto que ele possui em nossa sociedade?

Considero o projeto importante para aprendermos a conviver da diversidade. As crianças aprendem que existem outras crianças que precisam da cadeira de roda por exemplo. Mas que, assim como ela, também gosta de ir ao cinema.

Apesar de não termos as salas cheias, temos famílias que frequentam praticamente todas as sessões Moviecomtodos. Ouvi uma mãe me dizer que antes dessa sessão existir, ela tinha conseguido apenas 3 minutos na sala de cinema e, hoje em dia, eles assistem ao filme todo. Vejo isso como um resultado de extrema importância!

Temos crianças com deficiência, principalmente os autistas, com muita sensibilidade para volumes mais altos. Ter uma sessão onde esta criança sinta-se confortável é um ganho em qualidade de vida para toda a família. Por isso acreditamos que o projeto tem grande potencial para acontecer em outras cidades; hoje ele acontece na Moviecom Maxi, em Jundiaí;

 

Como foi pra você poder participar de um congresso em Portugal divulgando um projeto tão importante como o MoviecomTodos?

Tenho um carinho enorme por este projeto e por toda a equipe da Moviecom. Foi uma grande satisfação apresentá-lo no “6th International Congress of Educational Sciences and Development”, que aconteceu em Setubal, Portugal. Este material entrou como uma experiência sociocultural de inclusão da criança com deficiência.

A repercussão foi muito bacana. O congresso reuniu pesquisadores de várias partes do mundo, principalmente de Portugal, Espanha e Brasil. Muitos se aproximaram e interagiram, visitando a apresentação do trabalho e registrando com fotos.

 

– – – –

 

Depois desse depoimento da Mariângela, nosso coração só fica mais motivado em fazer esse sonho crescer, né?

 

Se interessou? Conheça mais sobre o projeto e saiba como participar: http://moviecom.com.br/projetos/moviecomtodos/

 






COMPARTILHAR