O Ministério da Justiça publicou uma nova portaria que atualiza as regras da Classificação Indicativa para obras audiovisuais, e isso inclui os filmes exibidos nos cinemas. Entre as principais novidades, está a criação de uma nova faixa etária: “Não recomendado para menores de 6 anos”.
A mudança vem para tornar a classificação mais precisa e alinhada às produções voltadas ao público infantil, criando uma distinção mais clara entre conteúdos para todas as idades e aqueles que podem conter elementos inapropriados para crianças muito pequenas.
Agora, passa a existir também a categoria “Não recomendado para menores de 6 anos”, que indica que o conteúdo pode conter cenas, sons ou temas que não são adequados a crianças dessa faixa etária.
Além da nova faixa etária, a portaria também atualiza as regras para o ingresso de crianças e adolescentes desacompanhados.
Antes, nas sessões classificadas como 16 anos, apenas crianças e adolescentes de 10 a 15 anos podiam entrar com autorização ou acompanhados dos responsáveis. Menores de 10 anos não podiam assistir de forma alguma.
Com a nova regra, agora o acesso passa a ser mais flexível, desde que haja autorização ou acompanhamento adequado.
Você pode conferir todas as informações sobre Classificação Indicativa em nossa página especial, neste link.
A Moviecom reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar do público, seguindo integralmente as orientações do Ministério da Justiça e assegurando que cada experiência no cinema seja vivida com tranquilidade e responsabilidade.